Em CG: Vereadores paraguaios realizam intercâmbio para conhecer a legislação do município e ampliar comercialização de produtos da agricultura familiar
Os legisladores do país vizinho estiveram reunidos na Câmara Municipal de Campo Grande
Um encontro com a presença do presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, o Carlão, com vereadores do Paraguai e o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, foi realizado na manhã desta quinta-feira (23), antes da sessão ordinária da casa legislativa.
Na pauta, assuntos como medidas para ampliar a comercialização de produtos da agricultura familiar entre as cidades e o intercâmbio sobre a legislação municipal esteve presente na reunião entre vereadores, secretários e demais membros da delegação estrangeira.
Carlão destacou pontos positivos da conversa tida com representantes do Paraguai. Ele disse que o diálogo busca aprimorar a troca de experiências sobre temas importantes como o Regimento Interno, Projetos de Lei e incrementos na economia. O parlamentar ainda esclareceu as intenções que permearam a conversa.
“Por esse acordo, eles vão comprar produtos de Campo Grande e nós vamos comprarmos também deles. Esse intercâmbio, com a participação da Câmara, é importante. O Poder Legislativo de lá e o Legislativo aqui também irão trocar experiências sobre projetos de lei, Regimento Interno e queremos ainda fazer um curso na Escola do Legislativo”, destacou Carlão.
Já Adelaido Vila, fez questão em dizer que a internacionalização de Campo Grande já começa a acontecer. O secretário utilizou como exemplo a questão do limão produzido em grande quantidade pelos agricultores da capital. De acordo com ele, a fruta é comercializada na cidade paraguaia, onde o quilo é vendido ao custo de R$ 10.
Do lado paraguaio, a cooperação visa ofertar, a exemplo do abacaxi, item bastante produzido em Concepción, a um custo melhor aos campo-grandenses. “A Câmara vai nos ajudar nessa aproximação, a derrubar os muros e a ter relacionamento forte com países próximos”, disse Vila.
O vereador Félix Ibañez, vice-presidente da Junta Municipal, equivalente à Câmara de Concepcion, ressaltou que inicialmente o objetivo é conhecer como funciona a questão tributária e administrativa local.
“O sistema de trabalho do município de Campo Grande é muito importante para nós porque Concepcion, daqui a algum tempo, irá crescer o triplo do que atualmente. Hoje contamos com 100 mil habitantes”, disse o vereador Amancio Céspedes. Ele ainda frisou ser importante esse passo para um acordo para a aprender sobre a cidade.
Redação Bisbilho MS
0 Comments