Em fevereiro, inflação acelera e chega a 0,84% em relação a janeiro de 2023
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou nesta sexta-feira (10), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), que demonstra que houve no mês de fevereiro do ano corrente um aumento de 84% nas compras de bens e de consumos em relação ao mês de janeiro no Brasil.
O percentual que mede o índice da inflação, apontou que o maior aumento ocorreu no setor da educação. As mensalidades escolares, tanto para o ensino médio, fundamental e pré-escola ocuparam o topo da lista com 6,28%, devido à volta às aulas.
Outro setor que sofreu acréscimo foi o da saúde, higiene pessoal e cuidados pessoais. O estudo apontou um reajuste para o mês de 1,26%. Gastos com alimentação direcionadas ao consumo da maior parte da população sofreu variações. Em janeiro, o levantamento registrou em janeiro 0,59%, enquanto em fevereiro foi o contrário, atingiu alta de 0,16%.
A pesquisa revelou que o setor de vestuário operou com queda de 0,24% dentro do período. O mercado de roupas masculina e feminina, bem como jóias e bijuterias foram os responsáveis que corroboraram para percentuais mais baixos.
O IBGE apontou variações acima em todo país em todas as capitais do Brasil. Curitiba foi a que apresentou maior percentual na inflação, (1,09%), puxada pelas altas dos cursos regulares (5,97%), da gasolina (3,37%) e da energia elétrica residencial (5,94%).
Quando o assunto é menor variação de preços, Rio Branco atingiu a marca de (0,44%), estimulado pela queda de 2,04% da energia elétrica residencial.
O IPCA ainda apresentou informações sobre o acumulado do ano, sendo de 1,37% e 5,60% em relação aos últimos 12 meses. Se comparado o percentual registrado no período anterior, é possível identificar queda de 5,77%.
Redação Bisbilho MS
0 Comments