Ataque à República Brasileira choca os brasileiros e o mundo
A invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal ocorrido ontem (08) em Brasília, chocou o Brasil e todo o mundo democrático.
Assim que as imagens começaram a ser veiculadas nas redes sociais e nas mídias, o sentimento de surpresa e indignação tomou conta do país e da maioria dos líderes mundiais.
Da mesma forma que a invasão do Capitólio ocorrida nos Estados Unidos há dois anos atrás, a depredação realizada por manifestantes bolsonaristas nos prédios causou um forte sentimento de repulsa e a certeza de que os responsáveis pela barbárie devem ser punidos com o rigor da lei.
A praça dos três poderes em Brasília materializa a essência da República Brasileira uma vez que hospeda os três poderes da nação.
Realizar manifestações pacíficas nesse local é extremamente salutar, e perfeitamente aceitável no ambiente democrático. Entretanto, as manifestações devem ser pacíficas, sendo inaceitável, sob qualquer pretexto, que manifestantes ataquem instituições da república realizando atos de vandalismo e depredações.
Além do crime contra o Estado Democrático de Direito, trata-se de crime contra o patrimônio público, sendo, portanto, passível de pena de restrição de liberdade e reparação financeira.
Líderes mundiais como o Presidente da França, Emmanuel Macron, Alberto Fernández da Argentina, Gabriel Boric do Chile, Pedro Sanches da Espanha, entre muitos outros, repudiaram com veemência os atos terroristas praticados em Brasília, deixando claro que o mundo não apoia atentados contra à República e à democracia.
Agora, cabe as autoridades constituídas apurar com profundidade as responsabilidades e punir os envolvidos com o máximo rigor da lei.
Redação Bisbilho MS
0 Comments