Sindicato do transporte coletivo discute quinta-feira se entra em greve, caso reajuste salarial não seja definido


Representantes do STTCU (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano) e do Consórcio Guaicurus agendaram para quinta-feira (29), às 15 horas, uma nova reunião para tratar a respeito do reajuste salarial para categoria que já prometeu entrar em greve, caso o percentual proposto não atenda a solicitação dos motoristas.
Na conversa que ocorreu na manhã desta terça-feira (27), a categoria rejeitou a proposta apresentada pela empresa que ofereceu reajuste de 6,4%, percentual muito abaixo do 16% pedido.
Em novembro, o Consórcio Guaicurus havia dito que para não acarretar perdas financeiras, o aumento na passagem de ônibus precisaria ser discutido junto com a prefeitura
De acordo com o que foi apresentado, a empresa alegou que o custo para o usuário deveria chegar à casa dos R$ 8. Um acréscimo perto de 100%, uma vez que o passageiro paga atualmente R$ 4,40 na tarifa.
O argumento utilizado pelo Consórcio Guaicurus é o de que o reajuste proposto nas passagens de ônibus considera para tal situação a alta do combustível e INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), além do reajuste salarial dos trabalhadores que entraria em pauta neste mês. Contudo, ainda não há precisão para que o estudo seja ou não efetivado.
Redação Bisbilho MS
0 Comments