breaking news New

Confiança da população na justiça brasileira fica abaixo do que a no Corpo de Bombeiro, aponta IBGE

Outro categoria que ficou abaixo no ranking de confiança, segundo a pesquisa é a Guarda Municipal (Foto/Reprodução)
dfvdfv  

A pesquisa ainda abordou outros aspectos relacionados à segurança das pessoas

Uma pesquisa de 2021, divulgada nesta quarta-feira (7), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), revelou que a justiça brasileira bateu a marca da instituição com menor nível de confiança, atingindo o percentual de 50,2%. Por outro lado, o Corpo de Bombeiros atingiu o maior nível de confiabilidade, atingindo 87,1%, sendo considerada a instituição de maior credibilidade em meio a população do Brasil.

Fonte: IBGE

Entre outros aspectos abordados no levantamento, estão dados sobre o local onde as pessoas acreditam ter mais probabilidade de serem roubadas. De acordo com o estudo, 40% da população teme ser roubada na rua. Segundo dados divulgados, 89,5% das pessoas se sentem seguras no domicílio, ante 72,1% no seu bairro e 54,6% na cidade onde viviam.  

Já em relação a área urbana e rural, os entrevistados apontaram que a rural oferece maior segurança. Entre outros aspectos pesquisados está a segurança por região. De acordo com dados, a região sul do país foi considerada mais segura do que a região norte.

Quanto aos cuidados para reduzir a possibilidade de se tornar vítima de criminalidade, 56,7% das pessoas com idade acima dos 15 anos disseram que evitam chegar ou até mesmo sair de casa em horários avançados. Como precaução, 51,2% declararam dispensar o uso de caixas eletrônicos e celulares em locais públicos durante à noite.

No quesito violência sexual, 20,2% responderam que as chances das mulheres serem vítimas desse tipo de crime é bem maior, enquanto em relação aos homens a marca respondida foi de 5,7%.

Ainda no mesmo relatório, a pergunta sobre violência identificou duas problemáticas que atingiram resultados muito próximos. Questionados sobre violência policial, no caso de se tornar uma das vítimas, 13,5%  dos homens responderam ter essa preocupação, enquanto  13,4% disse temerem ser confundidos com um bandido.

Redação Bisbilho MS

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password