breaking news New

Casos de dengue aumentam e bebê é mais uma vítima fatal em MS

dfvdfv  

Entre o número de vítimas fatais por dengue, Mato Grosso do Sul registrou a morte de uma bebê de 8 meses de vida que morava com a família no município de Nioque, localizado 185 quilômetros da capital do Estado.

A causa da morte da menina foi confirmada após diagnóstico apresentado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). A criança que faleceu no final do mês de setembro, foi internada no dia 10 de setembro após apresentar sintomas da doença.

Após a confirmação da morte da bebê por dengue, MS já totaliza 20 o número de vítimas fatais somente esse ano. Em 2021, o número foi de 14 óbitos.

Já sobre o número de infectados, em todo o estado, segundo dados da SES, o registro de casos pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor, chega a 22.001. Campo Grande concentra a maior parte deles, contabilizando um total de 7. 532.

Com o período mais quente e úmido chegando, ocasião em que favorece um ambiente mais propício para maior reprodução e proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças infecciosas, os cuidados para prevenção precisam ser redobrados entre a população.

Prevenção

O jargão popular bastante conhecido afirma: “É melhor prevenir do que remediar”. Medidas simples, porém, eficazes e diárias, adotadas pela população são essenciais para inibir focos dos mosquitos e assim bloquear a ação proliferativa do agente transmissor.

Entre as ações de combate ao vetor dengue/Zika/chikungunya estão: eliminar água parada em recipientes abertos, adicionar areia nos pratinhos das plantas para não acumular água, manter bem fechada caixas d’águas, limpar as calhas, manter baldes, garrafas e vasilhas de boca para baixo, manter pneus que possam acumular água longe das chuvas.

Sintomas

Após sentir algum sintoma, procure uma unidade de saúde mais próxima da sua região. A OMS (Organização Mundial da Saúde) esclarece que entre os sintomas, o receptor pode sofrer febre alta (40°C/104°F) acompanhada por pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náusea, vômito, inchaço nas glândulas e erupções na pele. O agravamento do caso pode levar à morte.

Redação Bisbilho MS

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password