Último dia para interpor recurso de análise do diploma
Procedimento deve ser realizado pelo Sistema Revalida, até as 23h59 desta quinta-feira (14), com envio de diploma para nova análise
Os participantes da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2 que tiveram a análise do diploma reprovada têm até as 23h59 desta quinta-feira (14), para interpor recurso ao resultado da análise. O procedimento deve ser realizado no Sistema Revalida, com envio de nova documentação. O resultado do recurso será divulgado até 18 de julho.
Para participar da primeira etapa do Revalida, o participante deve possuir diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.
No caso de refugiados estrangeiros no Brasil que não estejam com o diploma, conforme descrito no edital, ou em outros casos justificados e instruídos por legislação ou norma específica, é possível comprovar a condição de refugiado por meio de documentação específica, conforme normas brasileiras, anexando ao Sistema Revalida a documentação comprobatória dessa condição, emitida pelo Conselho Nacional de Refugiados do Ministério da Justiça (Conare-MJ). Vale lembrar que a inscrição cujo diploma enviado não esteja em conformidade com o edital não será confirmada, mesmo que o pagamento da taxa de inscrição tenha sido realizado.
Aplicação – A primeira etapa do Revalida 2022/2 será aplicada no dia 7 de agosto, em oito cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Revalida – Aplicado desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2022/2
0 Comments