A partir de agosto a nova Carteira nacional de identificação começa ser emitida no Brasil
A nova CNI (Carteira de Identificação Nacional), começa a ser emitida no país a partir do mês de agosto de 2022. O modelo único emitido pelos estados é reconhecido em todo território nacional e serve como documento de identificação para o cidadão brasileiro.
O lançamento do novo modelo ocorreu na data de ontem (27), no Palácio do Planalto. O presidente da República fez a entrega simbólica do documento durante o evento.
O acesso a versão digital do documento e a validação dos dados do cidadão para a emissão do documento é feita pelo GOV.BR, plataforma de relacionamento do governo federal com o cidadão. A nova CIN permitirá, dentro do novo formato, por exemplo, a inclusão da carteira de estudante, pela leitura do QR Code.
Segundo o ministro chefe substituto da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Mário Fernandes, além de promover cidadania, a nova CNI vai permitir a inclusão social, criar instrumentos que impedem que a emissão do documento de identificação seja um dificultado para área da segurança pública, uma vez que no antigo formato, era possível que uma única pessoa conseguisse emitir em cada estado da federação um documento de identificação diferente.
“Estamos iniciando uma nova era, com um documento único, seguro, que vai mudar a vida dos brasileiros”, esclareceu o ministro durante lançamento da carteira digital.
Para criar um acesso no Portal Gov
Redação Bisbilho MS
0 Comments