Vereadores alteram o Código de Polícia Administrativa para permitir mais painéis eletrônicos em Campo Grande
A prefeita Adriane Lopes sancionou a Lei Complementar 461/2022 aprovada na Câmara Municipal, que alterou o Código de Polícia Administrativa do município de Campo Grande e diminuiu a distância entre os painéis eletrônicos para 400 metros.
Em seu artigo 78, XI, § 1º, o Código dizia que “As instalações de Painéis Eletrônicos serão permitidas a uma distância mínima de 1000 m (mil metros) umas das outras”.
A regra da distância de 1000 metros foi estabelecida na lei para evitar a poluição visual excessiva na cidade, que causa distração em motoristas aumentando o índice de acidentes e de stress.
Recentemente, estudo da Universidade A&M do Texas (EUA) demonstrou que os motoristas que trafegam por uma via com mais anúncios e painéis apresentam nível mais elevado de stress do que aqueles que trafegam por uma via com menos painéis e anúncios.
Com a mudança na lei ficou mantida a distância mínima de 1000 metros para painéis na mesma via, mas permitida a distância de apenas 400 metros caso os painéis estejam em vias diferentes.
Na prática, a medida favorece a colocação de mais painéis eletrônicos em Campo Grande, atuando como incentivo a uma maior poluição visual na cidade.
Redação Bisbilho MS
0 Comments