Infectados por Dengue somam 1208 confirmados em Campo Grande de janeiro a abril de 2022
A SESAU (Secretaria Municipal de Saúde), divulgou dados epidemiológicos da Dengue em Campo Grande. Segundo o órgão, de janeiro até o dia 10 de maio de 2022, foram confirmados um total de 1208 casos.
Já em relação ao total do número de notificados dentro do mesmo período, o órgão registrou 4210 casos. Já no número de vítimas fatais, a dengue matou três pessoas somente nos quatro primeiros meses do ano.
Segundo levantamento, os meses de março e abril registraram o maior número de infectados. No mês três, foram 447. Em abril, o número saltou de 558 casos confirmados. O relatório apontou para uma curva crescente no número pessoas contaminadas pelo mosquito aedes aegypti.
Em relação aos dados epidemiológicos relacionados Chikungunya, o município registrou 42 casos notificados e oito confirmados. Já em relação ao Zikavirus, nenhum caso foi confirmado, com um total de seis notificações, sem nenhum óbito.
A dengue é causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes) que se apresenta em quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
No Brasil, quatro sorotipos circulam intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente não atingidas ou alteração do sorotipo predominante.
Redação Bisbilho MS
0 Comments