Presidente do Uruguai diz que ficou ‘surpreso’ com fala de Lula sobre ‘narrativas’ contra Venezuela
Lula teve uma reunião bilateral com Maduro nesta segunda (29) e disse que o presidente da Venezuela precisava divulgar sua ‘narrativa’ sobre a situação política e econômica do país.
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse nesta terça-feira (30), durante a reunião com os presidentes de 11 países da América do Sul, que ficou “surpreso” com a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre “narrativas” contra a Venezuela.
Nesta segunda-feira (29), após encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, Lula disse que a Venezuela precisava divulgar sua “narrativa” sobre a situação política e econômica do país para fazer frente às “narrativas” construídas por opositores no cenário internacional.
https://iframe.fresh8.co/6475e2d0cf952e001bd5e573/adtag?ref=https%3A%2F%2Fterrabrasilnoticias.com%2F2023%2F05%2Fpresidente-do-uruguai-diz-que-ficou-surpreso-com-fala-de-lula-sobre-narrativas-contra-venezuela%2F& “Fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa. Já sabem o que nós pensamos em relação à Venezuela e ao governo venezuelano”, disse o presidente do Uruguai.
Embaixada em Caracas
Em seu discurso, Pou também afirmou que o Uruguai enviou uma representação diplomática à Venezuela porque sua afinidade é com o povo venezuelano e não com governos.
“Até pouco tempo não tínhamos embaixador na Venezuela e nós nomeamos um embaixador na Venezuela, como temos em Cuba e em tantos outros lugares, porque nossa afinidade é com o povo venezuelano e não nos compete eleger o governo, mas temos sim a possibilidade de opinar”, declarou.
Integração dos países
O presidente uruguaio disse ainda não ser à favor de criar novos mecanismos multilaterais para organizar a integração dos países sul-americanos.
Segundo Pou, esses grupos acabam se transformando em “grupos ideológicos” que ficam sujeitos aos interesses políticos do governo que está à frente de cada país no momento.
Para o presidente do Uruguai, seria mais interessante utilizar as ferramentas das organizações já existentes.
g1
0 Comments