Em atos distintos, Governador do estado e prefeita da capital anunciam medidas de combate à violência nas escolas
Após diversas ameaças de ataques nas escolas, o governador Eduardo Riedel anunciou ontem (12), durante coletiva de imprensa no auditório da governadoria, um pacote de medidas para coibir ações de violência no âmbito escolar. Entre as ações, as escolas vão receber o apoio de ronda policial com viaturas e até helicópteros.
Outro setor que receberá investimentos será o de monitoramento. O mandatário disse que irá ampliar o sistema de câmeras de vigilância e que vai implantar o “botão do pânico”, que deverá ser acionado em caso de emergência.
Riedel destacou que os profissionais da educação passarão por capacitação e por treinamento em relação ao uso do botão do pânico. Segundo ele, “É uma situação nova que eles estão vivendo. Do outro lado, as equipes vão estar preparadas para agir, com monitoramento em tempo real”.
Sobre a ronda policial, foi reforçado que a presença da polícia militar nas escolas estaduais será realizada com frequência. Abordagens técnicas serão efetivadas com o objetivo de orientar a todos, mesmo sem a convocação dos diretores.
A coronel Neidy Centurião, subcomandante-geral da Polícia Militar, esclareceu sobre a questão do sobrevoo da polícia utilizando helicópteros. De acordo com ela, a medida vai ocorrer como parte de uma ação preventiva “Não se assustem com o sobrevoo dos nossos helicópteros”.
Ainda dentro do pacote de segurança, a Polícia Civil salientou a participação no quesito de investigação, tanto para escolas públicas quanto privadas. A utilização de ferramentas cibernéticas será aplicada para identificar eventuais ameaças e incitação ao crime. Eles também irão atuar, segundo explicado, no campo investigativo para desarticular planos de atentados, com ações de campo e na área virtual.
Ações do município
O reforço na segurança de competência municipal foi tratado nesta semana pela prefeita Adriane Lopes. De acordo com chefe do executivo da capital, será implementado o botão do pânico em todas as unidades escolares atendidas pelo município, tendo acesso direto com a Central da Guarda e as próprias viaturas da GCM. Estender as rodas nas sete regiões da cidade está sendo estudada.
Outra ação anunciada pela mandatária é em relação fechar o portão de entrada dos professores, implementação de aplicativos com os diretores, chefias das redes de ensino e guarda civil, palestras e rondas constantes.
Adriane destacou que a medida adotada nas escolas será similar ao que já é realizado nas Emeis. “Vamos fazer igual nossas Emeis, onde ninguém entra sem autorização. A inteligência artificial também vai nos ajudar com a segurança dos nossos alunos e servidores. Estamos reforçando a segurança de toda a comunidade escolar”, disse ela.
A prefeita ainda garantiu que colocará dez viaturas da Guarda Civil Metropolitana à disposição das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino nos próximos dias. O objetivo é reforçar a segurança nesses locais.
A chefe do executivo destacou que todas as 205 escolas e Emeis vão receber a instalação de alarmes, mapeamento de risco, controle minucioso de fechamento dos portões.
Redação Bisbilho MS
0 Comments