Após fortes chuvas, moradores cobram vereadores por soluções no bairro Água Limpa Park
Passado o período das eleições, chegou a vez do povo cobrar seus representantes. A medida foi tomada por parte dos moradores da região Urbana do Segredo, durante uma audiência pública que ocorreu ontem (15), na Câmara de Vereadores de Campo Grande.
A queixa apresentada é relativa aos estragos que as chuvas têm causado na região nos últimos meses. De acordo com as reclamações, por falta de manutenção, a lagoa de contenção que recebe águas das chuvas no bairro Água Limpa Park está assoreada. Sem realizar a limpeza, o tubo de drenagem fica comprometido e acaba transbordando.
Representantes do bairro disseram que muitas casas têm sido atingidas, devido a falta de cuidados por parte do poder público; ação que tem ocasionado prejuízos. O conselheiro da região, Vagner Virme Dolci, solicitou que a gestão pública faça a parte dela.
“Nosso problema é a falta de cuidado. A Prefeitura poderia dar um apoio maior nessas áreas públicas, áreas verdes. Assim, não teríamos esse tipo de problema. Foi um desleixo de anos. É preciso fazer essa manutenção para que o povo se sinta cuidado. Nós limpamos nosso quintal, cuidamos da nossa calçada, mas a nossa Prefeitura deixa a desejar no tocante às áreas públicas”, reclamou o Conselheiro da região, Vagner Virme Dolci.
Eder Janeo, representante da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que também participou da audiência pública, esclareceu a atuação do órgão no contexto ambiental. “Quando há algum problema, oficializamos a Delegacia de Crimes Ambientais para que faça a investigação, para que tome as providências legais acerca daquele crime”, ponderou.
Janeo ainda destacou o papel fundamental que a sociedade precisa desempenhar em relação à preservação ambiental, ação que segundo ele, pode dirimir os impactos causados na natureza e consequentemente na sociedade.
“A comunidade tem que abraçar e preservar. A educação ambiental tem que ser disseminada nos bairros. A população precisa se apropriar, denunciar”, disse o representante da Semadur.
Domingos Sahib Neto, titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), disse que a pasta está disponível para atender as necessidades da sociedade, mas cobrou que os cidadãos não deixem de fazer a parte deles.
“A Sisep está sempre pronta atendendo as demandas da população dentro de suas condições. A sociedade precisa saber que tem suas obrigações nisso. A Sisep tem ampliado seu trabalho com limpeza de bocas de lobo. Mas, não podemos negar que existe um passivo dessa drenagem a ser feita. Isso vem trazer alguns aspectos que a sociedade precisa entender”, pontuou.
Já o vereador Prof. André Luiz, alertou que os erros de gestões passadas precisam ser corrigidos. “Houve erros, e temos que corrigir e correr atrás. Tem que ter mais planejamento urbano: não permitir abrir loteamento em Campo Grande sem toda infraestrutura constituída. Precisamos trabalhar sério o planejamento de Campo Grande. Temos que ocupar os espaços vazios e usar a força da lei. Caso contrário, a gente acaba pagando a conta”, declarou o parlamentar.
Redação Bisbilho MS
0 Comments