Exigência de visto para turistas dos EUA pode prejudicar o Brasil
Norte-americanos são os maiores viajantes aéreos do mundo
Os passageiros dos Estados Unidos não têm mais livre entrada no Brasil. O governo brasileiro voltou a exigir o visto de turismo aos visitantes com passaporte dos EUA. A retomada, que também se aplica a viajantes que moram na Austrália, no Canadá e no Japão, pode causar muitos prejuízos à economia nacional.
Em território brasileiro, um dos principais impulsionadores do turismo de estrangeiros são os passageiros vindos dos EUA. De acordo com a AG Immigration, consultoria especializada em green cards, quase 400 mil norte-americanos estiveram no Brasil. A contagem é feita apenas com visitantes que se hospedaram ao menos uma noite no país.
“Os números mostram que os turistas norte-americanos têm uma parcela significativa no turismo brasileiro”, explica Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration. Segundo o executivo, eles representam cerca de 10% de todos os visitantes do exterior no Brasil. Ele lembra ainda que os estrangeiros gastaram U$ 5 bilhões durante as visitas ao país em 2
Além disso, um levantamento realizado a pedido da Embratur, instituição que pertence ao governo brasileiro, mostra que o turismo mundial com viagens aéreas é movimentado principalmente pelos viajantes com passaporte dos EUA. Entre dezembro de 2022 e março de 2023, eles lideraram as compras dos bilhetes internacionais para embarques em aeronaves no verão. Ou seja: a medida dificulta a entrada, no Brasil, dos turistas que mais circulam pelo mundo.
Por Revista Oeste
0 Comments