Reunião: Anvisa convoca todo setor de pomadas para modelar cabelo após produto causar cegueira temporária
Após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), comunicar a proibição em relação a comercialização das pomadas para modelar cabelos, por meio da Resolução RE n° 475, de 9 de fevereiro de 2023, o órgão emitiu nesta terça-feira (14), um convite para que todo o setor produtivo, principalmente às fabricantes e às empresas titulares participem de uma reunião técnica, que acontecerá na próxima sexta-feira (17), às 10h, pela plataforma virtual Microsoft Teams.
A medida foi tomada após diversas marcas do produto causarem efeitos indesejáveis graves, entre eles: cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça nos usuários.
O encontro tem como objetivo apresentar o andamento das investigações no âmbito da Agência e discutir os procedimentos necessários à regularização desses produtos.
Devido o número de reclamações relativas aos efeitos das pomadas, a Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) determinou ainda a retirada do efeito suspensivo dos eventuais recursos administrativos que forem interpostos em face da Resolução RE n° 475.
Em outra medida tomada, foram suspensas novas notificações à Anvisa para a regularização de produtos do tipo “pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos”, durante o período em que a interdição cautelar estiver vigente.
O acesso para que as empresas possam participar da reunião deve ser solicitado pelo e-mail diretoria3@anvisa.gov.br.
Redação Bisbilho MS
0 Comments