Alexandre de Moraes acolhe pedido e antecipa diplomação de Lula e Alckmin à presidência da República para o dia 12 de dezembro
O Superior Tribunal Eleitoral (TSE), anunciou ontem (29), por meio de nota à imprensa, junto ao site oficial órgão, que concedeu o pedido de antecipação de diplomação à presidência da república, feito pelo candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto com seu vice, Geraldo Alckmin (PSD).
O argumento apontado pelo presidente eleito do PT é o de que a diplomação feita de forma antecipada permitirá que eles tenham mais tempo para indicar seus ministros, além de arrefecer as manifestações que ocorrem pelo país, sendo consideradas por ele como “golpistas”.
A cerimônia está marcada para acontecer no próximo dia 12 de dezembro, segunda-feira, às 14h (horário de Brasília), no Plenário do Tribunal.
O ato deve ser presidido pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e oportunizará que os candidatos eleitos se tornem efetivamente habilitados ao cargo após o encerramento do pleito, a apuração dos votos e a finalização do prazo para contestações. Concluído o ato, não se pode mais questionar o resultado das eleições.
Já em relação a diplomação para o cargo de governador, de deputados e senadores federais eleitos por Mato Grosso do Sul, o ato será realizado pelo Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A cerimônia foi marcada para ocorrer no dia 19 de dezembro, às 19h30.
Redação Bisbilho MS
0 Comments