breaking news New

Sem apresentar propostas, debate entre Bolsonaro e Lula mantém acusações e troca de farpas

Debatem entre Bolsonaro e Lula acontece em meio a troca de farpas (Foto: Tv Band/Reprodução)
dfvdfv  

O debate transmitido pela rede Bandeirantes de televisão que pontuou o segundo lugar na audiência na noite de ontem (16), na disputa entre os candidatos à presidência da república, Jair Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT), foi marcado por acusações de trocas de farpas.  

Sem apresentação de grandes propostas para ambos os lados e sem um destaque enfático de como será a gestão do próximo governo, as falas dos candidatos ficaram ancoradas nas ações que já foram realizadas durante a execução dos mandatos dos presidenciáveis.   

Entre os temas de acusação utilizado por Bolsonaro contra Lula, a corrupção ganhou destaque. O presidente acusou o petista de fazer parte do maior esquema de corrupção da humanidade, se referindo ao ‘Petrolão’.   

“Lula, você não respondeu à pergunta do Josias de Souza sobre o Petrolão. O Petrolão foi o maior esquema de corrupção da humanidade. O endividamento da Petrobrás com desvio de recursos, com compras de refinaria como Pasadena, com o começo da construção de três refinarias, uma no Maranhão, Pernambuco e no Rio de Janeiro, só ali se enterrou90 bilhões de reais; dinheiro que você enfiou no ralo”, disse Bolsonaro.  

Em defesa das acusações do candidato do PL, Lula rebateu dizendo que a dívida da Petrobrás foi feita porque precisava tirar o Pré-sal de 7 mil metros de profundidade.  “A Petrobras tinha uma dívida de 300 milhões que foi feita porque precisa tirar o Pré-sal de 7 mil metros de profundidade que vocês não acreditavam. Muita gente nesse país dizia que era impossível tirar o Petróleo, nós conseguimos tirar e hoje o barril de petróleo é quase o mesmo preço do barril de petróleo da Arábia Saudita. Em dezembro de 2010 eu transformei a Petrobras na segunda maior empresa de energia do mundo”, justificou Lula.

 Sobre o tema pandemia, Lula acusou Bolsonaro pelo número de mortes e pela falta de vacinas. “Por que houve tanta demora para comprar vacinas? O senhor não se sente responsável, você não carrega nas costas um pouco do sofrimento dos brasileiros de ser responsável pelo menos por 400mortes neste país? Questionou o candidato petista. 

Em resposta às acusações, Bolsonaro esclareceu que as vacinas foram compradas dentro do prazo. “Falam que eu atrasei a vacina em2020. Não existia vacina em 2020. A primeira vacina foi aplicada em dezembro de2020. Em janeiro do ano seguinte, um mês depois, o Brasil começou a vacinar. Nós compramos mais de 500 milhões de doses de vacina, e todos aqueles que quiseram tomar vacina, tomaram. O Brasil foi um dos países que mais vacinou no mundo e em tempo mais rápido. Então o senhor se informe antes de fazer acusações levianas e mentirosas”, respondeu Bolsonaro. 

Os próximos debates agendados no calendário do segundo turno entre os presidenciáveis serão realizados no dia 21 de outubro no SBT. O último está marcado para o dia 28 do mesmo mês na emissora Rede Globo de Televisão.

Redação Bisbilho MS

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password