Conselhos Comunitários Indígenas serão implantados nas aldeias de Sidrolândia
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, recebeu nesta quarta-feira (27), no gabinete da Sejusp, em Campo Grande, caciques das aldeias Tereré, Lagoinha, Nova Tereré e o presidente da Fundação Municipal Indígena de Sidrolândia, para tratar da instalação dos Conselhos Comunitários Indígenas no município.
Atualmente residem nessas comunidades cerca de 2.365 indígenas, segundo Josimar Gabriel, presidente da Fundação Municipal Indígena de Sidrolândia. “A implantação dos Conselhos Comunitários Indígenas em Sidrolândia é extremamente importante, para ajudar as nossas lideranças a manterem a ordem dentro das comunidades, tendo em vista o alto índice de ingestão de bebidas alcoólicas, conflitos familiares e uma série de outras situações, que acabam sendo atendidas pelos caciques que não tem o treinamento adequado”, afirma.
Representante da Aldeia Tereré, a cacique Ana Batista Figueiredo Almeida, acredita que a criação dos Conselhos Comunitários Indígenas em Sidrolândia, vai melhorar a segurança nas aldeias do município. “Nós temos dificuldades com jovens dependentes de drogas, que acabam praticando furtos para manter o vício, bem como outros crimes quando estão sob efeito dos entorpecentes e os Conselhos vão ajudar muito nisso”, acredita.
Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, dois veículos já foram doados para a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, com o objetivo de serem cedidos para a Fundação Municipal Indígena, para uso na segurança e, além de trabalhar na criação dos Conselhos Comunitários, a Sejusp vai levar para as aldeias do município projetos preventivos, como o Proerd, por exemplo.
“É muito importante para nós a presença da segurança pública dentro das comunidades indígenas, haja vista que hoje esses locais estão muito desenvolvidos e precisamos desse cuidado e proteção dos nossos jovens e crianças, para evitar que entrem para o mundo das drogas e bebida”, destaca o cacique Jasiel Gabriel Marcelino, da Aldeia Lagoinha.
Para Elielson Basílio, cacique da Aldeia Nova Tereré, o projeto vai ajudar muito, já que no último ano foram registradas diversas ocorrências no interior da aldeia. “Vai socorrer as comunidades indígenas que precisam muito da segurança pública, por isso agradecemos ao secretário o empenho e disposição para ajudar as aldeias”, pontuou.
A reunião desta quarta-feira contou também com a presença do coordenador de Polícia Comunitária da Sejusp, coronel Carlos de Santana Carneiro.
Sobre os Conselhos
Os Conselhos Comunitários Indígenas de Segurança, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
0 Comments