breaking news New

Santa Casa de Campo Grande suspende procedimento de cateterismo por falta de medicação e não avisa paciente 

Hospital Santa Casa em Campo Grande (Foto: Reprodução)
dfvdfv  

Com sintomas como dores no peito, cansaço e fadiga, quando finalmente parecia que tudo iria dar certo, a aposentada de 70 anos, Maria Francisca Couto, teve o procedimento de cateterismo mais uma vez suspenso na tarde de ontem (5).

Sem aviso prévio, ela se dirigiu até a Santa Casa, mas somente lá, recebeu a informação de que os atendimentos para cateterismo estavam todos suspensos por falta de medicação.

Essa não foi a primeira vez que a aposentada que aguarda pelo procedimento teve o atendimento suspenso. Em 2019, a intervenção havia sido marcada para ocorrer no mês de março, mas devido a pandemia do coronavírus, as cirurgias eletivas foram interrompidas.

A neta da paciente cardíaca, Jéssica Nayara de Lima, disse que é inaceitável a conduta por parte da entidade que nem se deu o trabalho de avisar, deixando sua avó, que já sofre com princípio de crise de ansiedade, sem aviso prévio.

Acho um desrespeito por parte da Santa Casa não ter a conduta de ao menos avisar. Deixou que a levássemos lá, para só assim avisar que foram suspensos e que não tem nem data para retomar os procedimentos”, criticou.

Procurada pela redação do site Bisbilho MS, a entidade se pronunciou dizendo que depende de insumos como ‘contraste’ para realizar o exame, e que o mesmo está em falta no mercado.

“A Santa Casa de Campo Grande suspendeu os procedimentos ambulatoriais de cateterismo (CAT) por conta que uma das substâncias químicas usadas no exame, capaz de diagnosticar as doenças, o contraste, está em falta no mercado. O insumo indispensável, é produzido na China, e este problema não é uma particularidade da Instituição, outras unidades no Brasil e fora dele enfrentam a mesma dificuldade”, disse.

Sobre uma data para a retomada desse tipo de cirurgia, a Santa Casa informou que não há previsão. “A forma de contingência adotada, foi utilizar o material existente hoje para garantir que os exames de Urgência e Emergência e em pacientes internados sejam realizados de forma segura. Ressaltamos que, assim que houver o fornecimento do insumo às indústrias farmacêuticas e repassadas à Santa Casa, os exames externos de CAT serão retomados e os pacientes avisados sobre o novo agendamento”, esclareceu.

O cateterismo cardíaco é indicado no caso de doenças cardíacas, como obstruções nas artérias coronárias e até mesmo problemas nas válvulas do coração.

Redação Bisbilho MS

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password