Trânsito caótico na avenida Três Barras deve piorar após inauguração de rede atacadista
Trafegar pela avenida Três Barras, localizada na região do Bandeira, em horários de pico tem se tornado um desafio para muitos motoristas e motociclistas. Após a inauguração de uma loja atacadista prevista para o próximo dia 29 de junho, o que já estava ruim, deve piorar.
O aumento no fluxo de veículos deve gerar filas e atrasos para quem utiliza o trajeto com intuito de se deslocar para outros pontos da cidade. O crescimento exponencial de novos empreendimentos nas regiões, sem estudo prévio discutidos por setores de infraestrutura, trânsito e meio ambiente reduz a qualidade de vida das pessoas.
Em Campo Grande, a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Campo Grande), é o órgão responsável por realizar previamente esse tipo estudo de acordo com o proposto, ou seja, planejamento físico-territorial, de meio ambiente do município, por meio de uma gestão democrática e participativa mediante as seguintes diretrizes:
Garantia do direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações; Gestão democrática, em suma, por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano e meio ambiente; Cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social; Gestão colegiada do Sistema Municipal de Planejamento (SMP); Gestão democrática da cidade nos termos do Estatuto da Cidade – Lei Federal n. 10.257, de 10 de julho de 2001.
Sem que as medidas sejam cumpridas dentro do estabelecido, os reflexos acabam por atingir pessoas como a motorista e trabalhadora autônoma, Sthefani Cassanho. Para ela, a novidade de uma rede atacadista na região é boa, mas pensar como fica a questão do trânsito é tão essencial como ter uma loja da rede no bairro.
“O fato de ter uma rede atacadista mais próxima da gente facilita muito, mas quando a gente pensa em como ficará o trânsito, assusta”, disse.
A prefeitura informou em maio que abriu licitação para colocar fim ao congestionamento na Avenida Três Barras. O valor investido deve ser de R$ 1,8 milhões. A obra deve ser feita em parceria com o governo do estado.
Redação Bisbilho
0 Comments