breaking news New

Prática de suicídio atingi mais homens, revela dados da SEJUSP no MS

Banner de divulgação do projeto GAV
dfvdfv  

A prática do suicídio ainda é uma das maiores causas de morte em todo o mundo. Em 2021, 232 casos foram registrados no Mato Grosso do Sul. Deste total, 183 vítimas foram do sexo masculino. Os dados disponibilizados são da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

A estatística preocupa, uma que, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apresentados em 2019, MS ocupa o 3º lugar no ranking entre os estados da federação com a maior causa de morte pela prática suicida.

O número de mulheres suicidas no ano anterior contabiliza um total de 46. Já quando o assunto é por faixa etária de idade, o número de adultos ocupa o maior percentual no gráfico, sendo de 106. Na sequência vem o público jovem com 82. No grupo dos idosos, o número chegou a 25. Em relação aos adolescentes, foram 19 que deram cabo à própria vida.

Estática de 2021

Em 2022, de janeiro até o dia atual desta publicação, foram registrados no estado um total de 124 suicídios como causa de morte. Considerando por sexo, foram 100 homens, 23 mulheres. O maior número foi registrado em meio a público jovem, sendo de 50. Já em relação aos adultos, 49 deram fim à vida. Em meio ao público idoso, o número chegou a 14. Em relação aos adolescentes, 12 se suicidaram.

De acordo com o relatório Suicide wordwide in 2019, apresentado pela OMS, todos os anos morrem mais pessoas por suicídio do que por malária, câncer de mama, guerras, homicídios e HIV. Mesmo diante de campanhas de engajamento sobre prevenção, uma pessoa a 40 segundos morre por suicídio.

Entre as causas que resultam nos espectros para esse tipo de prática estão: depressão, problemas amorosos ou familiares, uso de álcool, drogas, bullying, traumas emocionais e diagnósticos de doenças. Já sobre o comportamento de crises e ideação suicida, o isolamento e ausência de busca refletem nas motivações.

Na contramão da Morte

Na contramão da morte está a vida. O GAV (Grupo Amor Vida), associação sem fins lucrativos, fundada desde 2001 em Campo Grande, presta um serviço gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio por meio de ligações telefônicas oferecidas para todas as pessoas que queiram e precisam conversar de forma anomia e absoluto sigilo.

O atendimento é feito por um voluntário não remunerado que passa por um rigoroso curso de formação e treinamento para aprender a ouvir empaticamente. Em casos específicos, a pessoa é encaminhada para um acompanhamento psicológico em parceria com a SESAU.

Para quem busca auxílio, as ligações podem ser feitas de segunda a domingo, das 7h às 23h, por meio do telefone 08007505554. O Gav também ministra de forma gratuita palestras e cursos relacionados à prevenção de suicídio e valorização da vida.

Projeto para pessoas enlutadas

Desde o início de junho de 2022, o GAV desenvolve o projeto GAES (Grupo de apoio aos enlutados pelo o suicídio). Um segmento que funciona nos moldes dos alcoólicos anônimos, no formato presencial. Segundo Cinthia Moralles, coordenadora de comunicação do GAV, a proposta é permitir que as pessoas compartilhem suas experiências e conversem com as pessoas que estão passando por esse tipo de luto.

Redação Bisbilho MS

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password