‘Cortesia com chapéu alheio’ Governo do Estado diz que vai pagar a conta de energia de 152 mil consumidores
O Governo do Estado anunciou que vai pagar a conta de energia de 152 mil Sul-mato-grossenses por meio do programa “Energia Social: Conta de Luz Zero”, que teve início em 2021.
Segundo Venício Leite, fundador do grupo “Energia Cara, Não”, a medida seria boa, se a ação não estivesse sendo feita às custas da arrecadação dos contribuintes que pagam ICMS em produtos e serviços, incluindo a conta de luz. “Nós somos os pagadores de ICMS per capita mais caro do Brasil.
Alegria para uns, tristeza para outros. O desconto que vem a calhar não contempla todos, uma vez que a pedido da Energisa, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autorizou o reajuste de 18,16% na conta de luz aqui no estado. O aumento efetivo deve atingir 1,08 milhão de consumidores do MS.
Embora o governo federal tenha autorizado recentemente o desconto de 20% na tarifa energética, com a mudança da bandeira tarifária, de vermelha para verde, aqui no estado, o benefício não deve chegar até o bolso de todos consumidores.
Quem não é beneficiário do programa do governo estadual e pensou que iria poupar algum dinheiro com a economia na conta de luz, terá de permanecer com o orçamento ‘apertado’.
Sobre o “Energia Social: Conta de Luz Zero”
Para entrar na lista e não precisar pagar a conta luz, o interessado precisa consumir até 220 kWh por mês. Outra exigência diz que a família precisa estar inscrita no Cadastro Único (Cadúnico), e já ser beneficiária da Tarifa Social.
Mais informações sobre o benefício podem ser obtidas no portal do Governo do Estado.
Redação Bisbilho MS
0 Comments